sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Rockviews : Show Winery Dogs - Music Hall, BH-MG

Por Leonardo Santos

Caso você não tenha lido a minha resenha sobre o primeiro álbum da banda (melhor você simplesmente parar de respirar!). Winery Dogs é o Power Trio mais falado do momento. Formado por Richie Kotzen (Poison), Billy Sheehan (Mr. Big) e Mike Portnoy (Dream Theater) a banda reúne músicos geniais fazendo composições acessíveis e de extremo bom gosto, sem abusar de todo o virtuosismo de que são capazes.
Em um
Music Hall com bom público para o estilo, após um curto show de abertura da banda Scarcéus, o trio subiu ao palco para tocar a explosiva Elevate, música que foi o primeiro vídeo oficial da banda. Instantaneamente, a casa explodiu. Parecia que todos ali sabiam cantar a música, mesmo que alguns fossem mesmo na base do "embromation". O set list, assim como o álbum, é impecável e simplesmente não tem pontos baixos, variando entre o "feelling" extremo e músicas capazes de fazer o mais mal humorado  fã de metal extremo chacoalhar, sempre com melodias muito bonitas.
Billy Sheehan várias vezes rouba a cena. Contrariando a discrição própria da grande maioria dos baixistas, Sheehan atua de forma furiosa, inserindo solos o tempo todo nas músicas, sempre com maestria, sem prejudicar a melodia. Não tem como ficar indiferente à sua perfomance. Com o som do baixo sempre "na cara" das músicas, é possível sentir sua energia o tempo todo, a forma como ele está ali mostrando que está dando o máximo.  E vou te dizer que o "máximo" de Sheehan é gigantesco, amigo! Mike Portnoy já é um caso diferente. A impressão que dá é que sua passagem pelo Dream Theater deu toda a dose de "fritação" virtuose que ele poderia desejar e que isso passou. Portanto, dos três, Portnoy é o que tem atuação mais discreta, com um solo bem curto (mas espetacular!) e sem longos e intricados solos nas músicas. Mas isso é bom, muito bom! Afinal, se o trio fosse uma competição sobre quem mostra mais técnica não haveria energético que me mantivesse acordado. Além disso, Portnoy é um cara simpático. Mesmo ali atrás da batera, interage o tempo todo com o público, animando e brincando com uma expressão de genuína felicidade. Enfim, se você quer ver um  Portnoy debulhando a bateria na velocidade da luz terá que ver vídeos dos shows antigos do Dream Theater, mas eu prefiro ver um músico realmente brilhante mostrando linhas de bateria de extremo bom gosto sem deixar de mostrar técnica impecável. Agora, o Kotzen. Bom, dos três, como eu já havia dito na resenha do álbum (você não leu mesmo, maldito?), Richie Kotzen é o menos badalado, já que deixou cedo o Poison para se dedicar a uma carreira solo longe do maistream e sem foco no seu lado virtuoso. Portnoy chegou, inclusive, a dizer que esperava que o Winery Dogs finalmente desse a Kotzen todo o reconhecimento que ele merece. Enfim, o fato é que o cara é realmente impressionante. É quase humanamente impossível alguém cantar e tocar ao mesmo tempo e fazer as duas coisas tão bem! Sem usar palheta, ele parece esquecer a guitarra enquanto solta a voz característica carregada de rock e blues, mas os dedos não param e atuam com precisão incrível!  Os solos e os riffs são sempre muito bonitos e, junto com a voz, formam a alma das composições. Com uma postura bem diferente da maioria dos frontmen de rock, Kotzen é tranquilo no palco, quase sereno, mas não deixa de ser simpático e elogiou várias vezes o público presente.
Em um show excelente do início ao fim, é muito difícil destacar os melhores momentos, mas o quando Kotzen ficou sozinho para executar a música Stand (Poison) foi emocionante, com todo o
Music Hall cantando a plenos pulmões. Regret, com Kotzen nos teclados, foi realmente especial e o encerramento com a poderosa Desire não poderia ser melhor.
Enfim, quem esteve presente viu um show realmente memorável, de três dos melhores músicos da atualidade com uma execução magistral. A banda mostrou tudo que poderia se esperar dos melhores: carisma, profissionalismo, sentimento e técnica. Um evento para ficar na memória de todos que estiveram presentes.



Foto: blog vandohalen (Rodrigo Rossi)


Banda:
Richie Kotzen – vocal, guitarra/violão, teclado
Billy Sheehan – baixo
Mike Portnoy - bateria

Set List:

Elevate
We Are One
Criminal
One More Time
Time Machine
Damaged
Six Feet Deeper
Solo Bateria
The Other Side
Solo Baixo
You Saved Me
Not Hopeless
Stand (POISON)
You Can't Save Me (RICHIE KOTZEN)
Shine (MR. BIG)
I'm No Angel
The Dying
Regret

Bis:
Fooled Around And Fell In Love (ELVIN BISHOP)
Desire