segunda-feira, 20 de maio de 2013

Rockviews: Deep Purple - Now What?!

Deep Purple é uma banda que poderia, muito bem, viver o resto dos seus dias apenas tocando seu imenso material já existente em turnês, sem nenhum tipo de obrigação de lançar algo novo. Sendo assim, podemos concluir que a banda tem o privilégio de gravar o que quiser e quando quiser, sem nenhum tipo de pressão. Levando tudo isso em consideração, não haveria sentido algum em fazer mais um álbum apenas para compor a discografia, que não acrescentasse nada novo. Oito longos anos após "Rapture of the Deep", o Purple diz "Now What?!". E vou lhe dizer, jovem, você pode até não gostar deste álbum, mas nunca poderá dizer que estilo "sopa rala de chuchu", aquela coisa sem graça e previsível, que não incomoda, mas também não acrescenta nada. Após todos estes anos, é impressionante ver quantos novos elementos foram explorados, quantas experiências e sons inesperados existem aqui. Os vovôs realmente resolveram surpreender e partir para uma nova aventura. 

A produção foi feita pela lenda Bob Ezrin, que fez um trabalho mais limpo do que o geralmente encontrado nos álbuns do Purple, mas é algo extremamente bem feito. A voz de Gillan não é mais a mesma a muitos anos, mas a produção de Ezrin ajudou muito a torná-la ainda muito bonita de ouvir. A própria banda diz que o álbum é dedicado ao fenomenal Jon Lord, que morreu de câncer no pâncreas em 2012, então era de se esperar um destaque especial aos teclados. Portanto temos aqui um Don Airey sem freios, com longos solos e uma profusão de sons dos mais variados como ainda não havíamos visto no Deep Purple, para o bem e para o mal. Os fãs "Die Hard" da banda devem ficar maravilhados, mas outros podem pensar que existe certo exagero, ao ponto de ficar cansativo. Quem brilha mesmo em "Now What?!" é o fantástico Steve Morse. Após amadurecer na banda, Morse consegue unir seu estilo mais ousado com o clássico do Purple, sem exageros, mas também sem se conter. Os solos são longos, mas sempre indispensáveis, unindo técnica apurada ao bom gosto, carregados de sentimento. 

Alguns críticos afirmaram que este álbum seria algum tipo de sucessor do clássico "Machine Head", mas esqueça isso. É exagero puro e simples, não existe cabimento em fazer qualquer tipo de comparação. Coloque este tipo de bobagem de lado,  ouça "Now What?!" sem preconceitos e terá várias surpresas ao longo da sua audição. Mesmo que não goste de todas elas, não há como deixar de admirar a criatividade e todo o empenho neste belo trabalho feito por um dos maiores "dinossauros" da história do rock.




DEEP PURPLE
NOW What ?!
© 2013 earMUSIC 

Tempo: 60:11 min
Data de Lançamento: April 26, 2013
Tracklist
1. A Simple Song
2. Weirdistan
3. Out Of Hand
4. Hell To Pay
5. Bodyline
6. Above And Beyond
7. Blood From A Stone
8. Uncommon Man
9. Après Vous
10. All The Time In The World
11. Vincent Price
12. It’ll Be Me 
 
Line-up
Ian Gillan (vocais)
Steve Morse (guitarra)
Roger Glover (baixo)
Ian Paice (bateria)
Don Airey (teclados) 



Assista aqui em primeiríssima mão ao vídeo de "Vincent Price!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário