quinta-feira, 21 de março de 2013

A árvore púrpura - Parte 3 : O arco-íris

A máquina estava estragada. Enferrujada. O grande Deep Purple havia dado seus últimos suspiros em meados de 1976, deixando uma legião de fãs sem saber o que fazer, ouvir, ou esperar a partir dali.
Se bem que já tinha uma galera feliz da vida ouvindo o clássico "Ritchie Blackmore's Rainbow", primeiro álbum daquela que viria a ser uma das bandas mais cultuadas do cenário, tanto pelos rockeiros mais tradicionalistas, bem como pelos headbangers mais radicais.
Diz a lenda que Ritchie Blackmore pretendia lançar esse primeiro registro como um álbum solo. Talvez por isso o "Blackmore's Rainbow" do título. Com uma primeira e satisfatória gravação em mãos, o guitarrista chamou praticamente toda a banda ELF, que já havia aberto alguns shows para o Purple, e lançou, já em 1975, o primeiro álbum do Rainbow. É claro que o destaque da banda e todos os holofotes eram para Blackmore, mas o alcance vocal e as letras inspiradas e fantasiosas de um tal Ronnie James Dio também chamavam muita atenção. Alicerçado por clássicos atemporais como "Man on the Silver Mountain", "Catch the Rainbow", e "Sixteenth Century Greensleeves", o álbum alcançou razoável sucesso de público e crítica , o que não foi o suficiente para Blackmore que, logo depois do lançamento do mesmo, despediu todo mundo exceto Dio. Micky Lee Soule (teclados), Criag Gruber (baixo), e Gary Driscoll (bateria) são então substituídos, respectivamente, por Tony Carey, Jimmy Bain e Cozy Powell.                                                                                                                                                                                             



Com essa formação, Blackmore e sua nova gangue entram em estúdio e registram o que para muitos é considerado o melhor álbum da banda: "Rising". Saem em turnê pelos EUA e Europa, consolidando uma reputação de um dos melhores shows de rock da época. Como prova, o essencial ao vivo "On Stage" é lançado, com destaque para uma matadora versão de "Mistreated" e a então inédita "Kill the King". Outra reviravolta na cabeça ligeiramente geniosa de Blackmore e ele coloca nas quatro cordas o australiano Bob Daisley, e nos teclados o canadense David Stone. Com esse novo time, partem novamente para o estúdio e registram no final de 77 / início de 78 o também clássico "Long Live Rock and Roll".

Formação da época do álbum "Long Live Rock 'n Roll"
Fonte: The official Cozy Powell site

Confesso que na época eu ficava extremamente curioso para saber qual formação a gente veria num próximo álbum do Rainbow. Naqueles tempos pré-internet, a notícia engatinhava para chegar até aqui, ainda mais aquelas relacionadas ao rock feito no exterior. Mas em 1979, quando o álbum "Down to Earth" chegou às prateleiras, todo mundo tomou um baita susto. Dio havia sido trocado por Graham Bonett, o velho conhecido Roger Glover assumia o baixo e o tecladista Don Airey completava o time. Com certeza era um álbum muito bom, mas também era muito mais voltado para o que o mercado da época considerava ser um rock mais comercial - é só ouvir as grudentas "Since you've been gone" e "All night long" para confirmar essa tese. Depois de uma tour que incluiu uma histórica performance na primeira edição do festival "Monsters of Rock", Powell se demite e Bonnet ganha uma justa causa por motivos etílicos. Os yankees Bobby Rondinelli e Joe Lynn Turner assumem baquetas e microfone nesta ordem e a banda parte para o registro de "Difficult to Cure", álbum que trazia uma versão instrumental matadora da nona sinfonia de Beethoven além de "I Surrender", primeiro single da banda a alcançar uma posição de destaque na parada da Billboard britânica. Don Airey abandona o barco depois da turnê do álbum e David Rosenthal ganha uma chance no posto das teclas.




"Straight between the eyes" é lançado em 1982 e traz um Rainbow mais coeso, mais entrosado, mas notadamente mais direcionado ao que na época já se conhecia como AOR. Músicas como "Miss Mistreated", "Power" e a balada "Stone Cold" garantem à banda airplay em rádios americanas e certa aparição na então emergente MTV. Saem pelos EUA em turnê e registram uma performance na cidade de San Antonio lançada como o marcante "Rainbow: Live Between the Eyes", na época o único registro visual oficial da banda nos palcos.

Como não poderia deixar de ser, pra próxima bolacha outra troca de posições acontece. No lugar de Rondinelli entra o baterista Chuck Burgi, vindo da obscura Balance. Apesar das baladas "Desperate Hearts" e "Street of Dreams", "Bent out of Shape" era e ainda é um álbum estranho, difícil de digerir, distorcido e deformado como o próprio título. E como à época, empresários e indústria já arquitetavam uma volta do Deep Purple MKII, o arco-íris foi se apagando. "Finyl Vinyl", um póstumo registro com músicas de várias fases da banda ao vivo e takes inéditos de estúdio, é lançado em 1986 e é uma excelente opção pra quem quer conhecer a banda em suas diversas formações.




Muito tempo depois, após o genioso Blackmore se desentender novamente com Ian Gillan e largar definitivamente o Purple, a banda se revigora com a entrada do competente vocalista escocês Doogie White e lança em 1995 "Stranger in us All", considerado na época por alguns fãs mais empolgados como uma volta às origens e ao velho estilo da era Dio.
Mas, como dizia o velho deitado e também nosso amigo de toda hora Peter Parker, "É tudo por causa de uma mulher". Em 1997, o Mais Preto chuta de uma só vez o balde e a guitarra, assume seu lado bardo, cai de amores pela linda Candice Night, e lança "Shadow of the Moon", primeiro álbum do seu então novo projeto Blackmore's Night.
O arco-íris se apaga definitivamente, deixando aos fãs uma coleção de variadas cores, estilos, fases e, principalmente, a marca da geniosidade, talento e musicalidade de um tal Ritchie Blackmore.

 "Catch the Rainbow, and rain the sky... Make it shine, for you and I "

                                                                                                                                                                                            
                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário