terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Rockviews: Pink Cream 69 - Ceremonial

Por Leonardo Santos

Para quem não está familiarizado (o que diabos você tem ouvido nos últimos anos???), o Pink Cream 69 é uma banda alemã já com mais de 20 anos de história. Foi formada em 1987 e tinha como frontman o pernóstico Andi Deris, que em 1994 deixou a banda para ser vocalista do Helloween. Para substituir Deris, entrou o britânico David Readman. Com um vocal muito mais versátil e técnico, Readman permitiu que a banda amadurecesse e evoluísse do hard/metal genérico da fase Deris para um hard rock que fugia do lugar comum das bandas de uma época ruim para o estilo. Mesmo quando utilizavam riffs bem conhecidos, quase clichês, a banda sempre criou melodias fantásticas e originais, conseguindo uma grande variação nas suas músicas. Electrified (1998) e Sonic Dynamite (2000), estão entre meus álbuns preferidos de hard rock dos últimos 15 anos e são obrigatórios para quem gosta do estilo. Até o Endangered (2001), a banda lançava um álbum a cada 1 ou 2 anos e tinha uma carreira sólida. A partir daí, entretanto, o baixista e produtor Dennis Ward ficou cada vez mais envolvido com inúmeros trabalhos para várias bandas de hard/metal. Entre as mais conhecidas bandas que tiveram álbuns produzidos por Dennis Ward estão Adagio, Angra, Allen/Lande, Eden's Curse, House of Lords, Jaded Heart, Place Vendome, Tesla e mais uma infinidade de outras! Daí você conclui qual é o trabalho principal de Ward e isso teve um efeito colateral: o Pink Cream começou a demorar mais de 3 anos para lançar um novo álbum e a banda deixou de ser o o foco dos outros membros, que também começaram a fazer outros trabalhos paralelos. O ótimo baterista Zafirou deixou a banda, enquanto Readman lançou carreira solo e um excelente álbum com o Voodoo Circle (vá ouvir este!).

Enfim, 6 anos após lançar o bom In10sity(um recorde para a banda!), eis que o Pink Cream 69 retorna com Ceremonial. Vejam bem, eu gosto muito da banda. Aliás, acho uma das melhores bandas de hard rock dos anos 2000, mas este álbum me causou certa decepção. Um lado bom de se esperar tanto tempo para lançar um álbum, é poder trabalhar a criatividade e não colocar músicas só para preencher (fillers). Com isso, apesar da  demora, o Pinck Cream lançava sempre álbuns muito bons, construindo uma carreira sólida e de identidade própria. Infelizmente, em Ceremonial eles partem para um rock mais "moderno" e fogem bastante do que já haviam feito antes. O álbum começa com uma verdadeira pedrada: Land of Confusion possui um dos riffs mais pesados que o Pinck Cream já colocou em suas músicas e um refrão espetacular. A partir daí o álbum vai caindo, com riffs mais "modernosos" e melodias insossas. É como se Ward de repente tivesse resolvido fazer algo diferente do que já haviam feito antes, mas se perdesse no caminho e tentasse voltar. Gostei bastante de Passage of Time, enquanto que Special e King for One Day são bem legais, mas o resto do álbum varia apenas do médio ao razoável e não empolga. Após 6 anos, eu esperava muito mais de uma banda que tem potencial muito maior.  

Portanto, se você não conhece o Pink Cream 69, não comece por este álbum. Pegue logo o Electrified e Sonic Dynamite e depois vá passeando pela discografia da banda. Se já conhece, é um álbum que vale sua audição, mas com certeza não está no nível dos últimos lançamentos da banda. Afinal, nota 7 não é para o Pink Cream.




PINK CREAM 69
Ceremonial

© 2013 Frontiers Records 
Tracklist
1. Land Of Confusion
2. Wasted Years
3. Special
4. Find Your Soul
5. The Tide
6. Big Machine
7. Let The Thunder Roll
8. Right From Wrong
9. Passage Of Time
10. I Came To Rock
11. King For One Day
12. Superman 
 
David Readman - vocais
Alfred Koffler - guitarra
Uwe Reitenauer - guitarra
Dennis Ward - baixo
Chris Schmidt - bateria



Agradecimentos especiais ao grande amigo e enciclopédia do hard rock Rodrigo Frigo, que além de me passar o álbum em primeira mão, me deu ótimas informações sobre a banda que utilizei nesta resenha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário