quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Foos & ' tallicas

Como rockeiro nato e consumidor de boa música, sempre fui fã de documentários e filmes sobre bandas e artistas do gênero. Desde a época do lançamento do desbravador "A hard day's night", passando pelo histórico "Woodstock" e o épico "The song remains the same", e chegando nos recentes "Rush - Beyond the lighted stage" e "God Bless Ozzy Osbourne", temos sido presenteados com filmes e estórias fantásticas sobre nossos artistas preferidos. 

Sou um cara que cresceu nos criativos e experimentais anos 70, e viveu intensamente os despretensiosos mas divertidos 80's. Essas duas décadas são as minhas preferidas. Confesso a todos que os anos 90 e a maioria das bandas que apareceram por lá não me agradam. Sempre torci minha naroga pra aqueles seattles de blusinhas xadrez. Os centenas de Maiden-genéricos que surgiram Europa afora tocando metal feliz também me deixavam com preguiça. E daquelas outras tantas bandas de pop-chupado dos Beatles que infestaram a terra da rainha, prefiro nem falar.
Mas, depois que assisti pela primeira vez o DVD "Skin and Bones" do Foo Fighters, minha opinião mudou - pelo menos com relação ao elétrico Dave Grohl e sua rapaziada. Mais tarde, com o sensacional documentário "Back and Forth", a reputação dos foos só aumentou para com minha pessoa.

Esse início de ano nas gringas, e esperamos, em muito breve por aqui, seremos brindados com "Sound City" - documentário escrito por Mark Monroe e comandado pelo Sr.Grohl em sua primeira incursão como diretor. Os estúdios Sound City foram um dos mais famosos da América, por onde ícones da música como Tom Petty, Rick Springfield, Johnny Cash, Fleetwood Mac, Rage Against the Machine, Nirvana, Ratt, e vários outros passaram, trabalharam, festejaram e registraram suas obras e álbuns mais famosos. Sem falar em históricos produtores como Rick Rubin, Beau Hill, Jimmy Iovine, Keith Olsen, que por lá deixaram suas marcas criativas e reforçaram suas competentes credenciais. Pela paixão e orgulho que Dave Grohl tem pela música, podemos esperar não só um sensível documentário que mostrará um pouco da história da música produzida em terras ianques, como também uma trilha sonora de altíssima qualidade, com monstros como Neil Young, Cheap Trick, Pat Benatar, NIN, além dos outros já citados. 
E pelo visto em trailers, ainda rolam canjas memoráveis entre Dave e alguns músicos participantes.


Foto: Google


Outro que chegará às telonas, provavelmente por volta de agosto no exterior, é a nova empreitada do Metallica, provisoriamente entitulada de"Through the Never". A película, que trará cenas em 3D, conta a história de um roadie, interpretado por Dane DeHaan (o Harry Osborn de "The Amazing Spider Man" ), enviado em uma missão de urgência enquanto a banda toca para uma arena lotada. Escrito e dirigido por Nimród Antal, o filme vinha sendo discutido e pré-produzido já há dois anos, o que nos deixa ainda mais na expectativa do que está por vir. A banda e os produtores anunciaram recentemente o acerto com a independente Picturehouse (afiliada da gigante Warner Bros.), para o lançamento e distribuição do filme - o que realça ainda mais o status cult-moderno que o projeto pode vir a ganhar. Uma das características de Hetfield & Cia é a inovação e a coragem de ousar em todos aspectos de sua já experiente carreira. 
Vai vir coisa boa......e eu aposto a bateria do Lars Ulrich nisso!


Foto: Google


No mais, agora é torcer muito para que a exibição de ambos os filmes no Brasil não seja feita da forma que foram os últimos shows e documentários de rock a aportarem por aqui, como por exemplo "Celebration Day" do Led Zeppelin. Aqui em Hellzonte, o filme-show esteve em poucas salas e em horários únicos - fato este que com certeza limitou sua bilheteria e deixou muitos a ver não navios, mas nesse caso, dirigíveis.


Foos  &  'tallicas  agradecem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário